Tudo o que eu pude enxergar durante os comerciais

Eu acredito na mudança. Das gentes.
Você muda o mundo muda. Não muda?
Parece bordão de comercial de refrigerante (e é!) mas eu considero como verdade.
Você pode mudar uma realidade a partir do momento que você julga alguma coisa como certo ou errado. Julgar não é errado, muito pelo contrário, é orientação para a ação. Às vezes eu acredito que todo esse falso moralismo em cima dessa questão de julgamento é exatamente para que a gente não faça julgamento de nada, do tipo: viva assim a Deus dará, siga ordens para sempre.
E realmente era esse o ensinamento, do século XX. A maioria das situações de mudança que passamos hoje é pra conscientizar o pensamento, é de independência e não mais dependência, querem que você pense, faça e ainda mostre bons resultados. Tudo isso a partir de uma idéia já concebida que será moldada à sua forma.
Claro, que essa mudança ora visível ora invisível ainda não é a dominante, pois quem detém o poder, ainda são os velhos coronéis de antigamente, que têm aversão a esse tal "pensamento moderno".
Problema esse que se reflete em todos os costumes da sociedade.
A busca do conhecimento para as pessoas estacionadas no século XX é inviável, trazendo esse legado medíocre para dentro das famílias. O que forma gentes como vemos hoje. Pessoas que se contentam com o próprio conhecimento e buscam informações ateadas ao que já conhecem. Não há reciclagem de ideias, não se assumem erros, não enxergam suas responsabilidades, são pessoas dependentes de ideais do passado.
Não que eu acredite que as pessoas devam seguir os ideais modernos. Eu acredito que cada um deve seguir o caminho que bem entender, desde que haja uma avaliação das possibilidades, o conhecimento desse caminho, um cálculo dos riscos, assumindo as responsabilidades, ponderando as alternativas, havendo uma reflexão sobre o que as pessoas dizem ser verdade e o que realmente é, e no poder que nos é conferido para decidir o melhor pro EU.
Essa é a minha concepção de modernidade, o que nada tem haver com óculos coloridos e música eletrônica. É um pensamento na verdade, antigo. É talvez um dos mais antigos e mais explorados por filósofos, sociólogos, antropólogos e simpatizantes em geral, é o autoconhecimento.
Peça chave pra você se livrar de um porre de problemas (excluindo os existenciais, né). Saber seus limites, habilidades, potenciais, medos, é saber lidar com situações de vários tipos e criar uma coisa que muita pouca gente nesse mundo vai realmente conhecer, você.
E a partir daí não existem mais regras, você muda, o mundo muda, o mundo muda, você muda.

Um comentário: